A cápsula é um envoltório solúvel feito de material gelatinoso, o
qual contém o princípio ativo indicado para uso oral. Sua vantagem é a
anulação de sabores desagradáveis dos medicamentos. Uma forma
farmacêutica, conveniente na embalagem e no transporte.
Os biscoitos são preparações que têm por base farinhas, aos quais se adicionam substâncias medicamentosas. É uma das formas farmacêuticas mais aceita pelos cães, pois tornam a medicação mais agradável ao paladar, com a possibilidade de adição de flavorizantes. Devido a praticidade de administração favorecem a adesão ao tratamento.
A pasta oral é uma forma farmacêutica semissólida. Ideal para medicação de felinos. Como os gatos tendem a ser mais desconfiados, a melhor maneira de administrar o medicamento é colocar diretamente na pata do paciente, o qual por instinto irá lamber ingerindo a medicação. No entanto, pode ser administrada diretamente na boca do animal, sendo palatável devido a adição de flavorizantes.
As suspensões são preparações farmacêuticas líquidas. É uma opção para veicular fármacos de sabor desagradável, pois existe a possibilidade de adicionar flavorizante em sua formulação, facilitando a adesão do pet.
Uma preparação transdérmica é uma forma farmacêutica que, aplicada à pele do animal, atravessa as camadas cutâneas, chegando à circulação sanguínea. Permite a aplicação em diferentes locais, tendo como principal vantagem minimizar o estresse no momento da aplicação.
Deve-se evitar a aplicação em locais com lesões cutâneas, mesmo que
leves.
O shampoo é um produto de higiene que serve para manter a saúde e a beleza da pele e pelagem dos nossos pets. Ao escolher um shampoo para pet, é importante considerar as características e necessidades de cada animal. Existem shampoos manipulados com ação hidratante, excelentes para evitar o ressecamento da pele e pelagem do animal, assim como, é possível a manipulação de shampoos hipoalergênicos, sem adição de sal e parabenos, substâncias comuns nos produtos convencionais.
A solução otológica é um líquido para ser colocado
diretamente nos condutos auditivos do paciente para tratar doenças otológicas. Pode
conter substâncias ativas que ajudam a tratar infecções, aliviar a dor,
melhorar a inflamação ou remover impurezas do ouvido.
O pó é uma forma farmacêutica em que o ativo ou os ativos são acondicionados em embalagens aluminizadas, os sachês, que devem conter a dose individual prescrita pelo veterinário. Pode ser acondicionado também em um pote com medidor. Em ambas apresentações, é possível acrescentar flavorizante à formulação.
O creme é uma forma farmacêutica com consistência mais espessa. Já a loção e o spray apresentam característica mais “líquida”. Todos cumprem a função de tratar e hidratar a pele e pelagem do animal.
A espuma é uma forma farmacêutica suave, com indicação de enxágue ou não após a sua aplicação.
O lenço umedecido é uma forma farmacêutica que pode conter ativos para higienização das patas e regiões de dobras do paciente, podendo ser usado também para limpeza de modo
geral, sempre cuidando para evitar a área dos olhos.